Manchas escuras na pele podem indicar diabetes
No dia de conscientização contra a obesidade mórbida infantil, 3 de junho, a Sociedade de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) alerta sobre manifestações dermatológicas sistêmicas que servem de alerta para outras doenças relacionadas ao sobre peso, entre elas Acantose Nigricante, Dermatose papulosa nigra.
Acantose Nigricante: É uma doença caracterizada pelo surgimento de manchas escurecidas nas regiões de dobras, salientando o pescoço, seios, regiões de virilha e axilas. O tratamento pode ser feito com o uso despigmentantes atrelado a investigação e interveção de outras enfermidades como: diabetes, hipotireodismo, doença de Addison, transtornos envolvendo a gladula pituitária no cérebro e o uso de contraceptivos orais.
Dermatose papulosa nigra: são pequenas pápulas escurecidas na pele com tons de preto ou marrom escuro, que podem evoluir para lesões maiores com ate 5 mm de diâmetro e podem ser tratadas com radio eletro cirurgia ou laser. Atingem principalmente face, pescoço e colo.
De acordo o diretor de comunicação da entidade, Alexandre Moretti, a obesidade é uma doença que deve ser observada com cautela pois pode desencadear diversas enfermidades: “A obesidade pode trazer desde uma chance maior do desenvolvimento de estrias até problemas mais graves como doenças cardiovasculares e até morte, portanto saliento a importância de buscar ajuda clinica, nutricional e dermatológica logo no inicio do sobrepeso para evitar os males associados”.